Dois pedais, dois pés. Coincidência, não? Um pra cada um, com exclusividade. Igual kart. Me impressiona gente que corre de kart e não consegue frear suavemente com o pé esquerdo no seu carro automático. Mesmo porque tem curva que requer só uma temperada no freio mais com o intuito de transferir peso pra roda dianteira externa à curva do que diminuir a velocidade propriamente, sem redução de marcha.
Um bom exercício é começar uma freada longa com o pé direito, botar o esquerdo no freio, tirar o direito mantendo a mesma pressão com o esquerdo até terminar a redução pra velocidade desejada. Próximo passo, trocar o pé do freio várias vezes mantendo a mesma pressão durante a freada. Próximo, fazer isso com bastante pressão no pedal do freio.
(Favor fazer isso em local sem trânsito)
Tem que saber frear com a mesma destreza usando qualquer pé.
Alá o hermano Sergio Yazbik (não seria brimo?) freando com o pé certo num TC:
Depois eu falo um pouco sobre a progressividade na aplicação do freio.
Depois que comecei a andar de kart, comecei a usar o esquerdo para frear. Mas depois de um tempo, fui parando novamente. Notei que o meu carro aqui, tem um perfeito apoio para o pe esquerdo (um ferry boat diga-se de passagem - Nissan Maxima), depois disso entao, nunca mais usei. Mas concordo que e' estupido... amanha vou testar a pisada com a canhota para ver como esta... depois eu posto para contar... hahaha
ResponderExcluirPractice, dear, is everything. But don´t blame me for your misuses. Good luck.
ResponderExcluir