quarta-feira, 22 de maio de 2013

Honda S600

Já vi esse carrinho em escala grande produzido pela Tamiya. Apesar de bonitinho não dei muita bola e não o comprei pra minha coleção (o da Tamiya, claro).

Mas sem querer acabei vendo um desenho do esquema mecânico dele. Esse aqui:


Fiquei, claro, impressionado com o fato de 'não ter' eixo traseiro e procurei saber como funciona isso. E descobri tratar-se de um engenhoso sistema misto, que tem diferencial e transmissão por corrente selada dentro de braços arrastados desde os semi eixos até os cubos das rodas traseiras.

Imagino que isso tenha por objetivo simplesmente a obtenção de espaço para carregar malas na traseira.

De todo modo, no filme a seguir tem uma boa visão da mecânica do carrinho, que obedece a regulamentação dos K-car japoneses, menos restritiva no tocante a impostos e outros quesitos.


E no video abaixo tem o carrinho andando, com seus barulhos peculiares. Aliás, muito interessante seu motor, bem parecido com um de moto e seus quatro carburadores de venturi variável. Esse carro do filme tem 600 cc e 57 hp. É de 1965 (ou por aí). Essa potência só foi alcançada nos motores 1.0 brasileiros na década de 90.


Neste link aqui tem desenhos técnicos do diferencial, semi-eixos e braços arrastados com as correntes da transmissão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário