Por conta do famoso Lotus 79, o primeiro F1 construído dentro do conceito wing car, Gordon Murray acabou desenhando uma outra alternativa já que o largo boxer Alfa Romeo de 12 cilindros não permitia a instalação de asas invertidas ao longo do chassis, até a traseira do carro. Essa alternativa foi um ventilador, que sugava o ar sob o carro. Também atuava na refrigeração do carro, vai.
Nas palavras do próprio Gordon Murray, o carro era embaraçosamente rápido.
A Brabham, à época, pertencia a um baixinho chamado Bernard Ecclestone.
Esse carro foi usado como moeda de troca. Ecclestone trocou a possibilidade de vencer o campeonato da quele ano na modalidade barba, cabelo e bigode pela... Formula 1 inteira.
He he he...
Gordon Murray foi um gênio como poucos. Grande vencedor com seus projetos. Tal qual Chapman, Rory Byrne e Adrian Newey, sem esquecer do Divila, que inseriu 2 coisas na F1: a carenagem integral e o primeiro bico alto, na March. Claro que estou falando isso de memória, que às vezes falha, inclua outros nomes e me corrija se eu estiver errado quanto ao Divila. :-)
ResponderExcluir