Os velocípedes de Ingoltstadt enfiaram quatro carros nos cinco primeiros lugares. Digno de nota, isso. Como digno de nota é o fato de que os carros de corrida da Audi não são como os de rua, ou, não tem tração dianteira. Carro, mesmo, tem que ter tração traseira.
Mas isso não é o mais importante.
Importante é isso aqui:
O Delta Wing da Nissan tomou uma encostada de um dos protótipos da Toyota. O conduzido por Nakajima. Foi desse jeito, a porrada:
Pelo regulamento dessa corrida e de várias outras, um carro não pode sofrer intervenção de ninguém quando avariado na pista a não ser de seu piloto.
Regra de corrida, como qualquer outra.
Mas leva a uma reflexão legal: é muito difícil encontrar hoje um piloto que saiba fazer algo mais por seu carro de corrida do que pilotar. Pilotos, hoje, se preocupam mais com marketing do que com teoria e prática, especialmente a prática, de ajuste de um carro de corrida.
É um aspecto que sempre me intrigou. Fui treinado para saber mandar, em qualquer âmbito (não que tenha sido bem sucedido em todos os âmbitos...). Mandar passar roupa, por exemplo. Levo camisa à lavanderia e sei o que pedir pra fazer porque sei passar roupa. Levei, aliás, um dos meus macacões para lavar depois de anos de suor e graxa (lavar macacão dá azar, como todo mundo sabe) e avisei que não precisavam se esmerar a ponto de tirar toda e qualquer mancha de óleo ou graxa. Bastava lavar uma vez e pronto. Mas não. Resolveram tirar todas as manchas. Algumas viraram buracos. Limpinhos, mas buracos.
Voltando aos carros de corrida, deve-se, creio eu, saber o que pedir para os mecânicos e preparadores fazerem. Ou no mínimo dar o máximo de informação possível para que eles tentem ajustar o carro da melhor forma. Nunca acreditei em piloto que pára o carro e simplesmente reclama que não faz curva ou que o motor não empurra o suficiente. Tem que saber porquê. Tem que investigar o motivo de cada comportamento do carro na pista.
Mas...
O Delta Wing.
De dar pena a situação do piloto que estava nele no stint em que tomou o chega prá lá de um Toyota. Mecânicos pra lá do alambrado ajudando o pobre coitado a pelo menos fazer com que o carro voltasse pro box pra ser reparado e poder continuar na corrida. Visível que sabe muito pouco sobre o carro que pilotava.
Mas teve dignidade pra tentar fazer alguma coisa. Isso tem valor.
Update
Achei esse outro video do S. Motoyama tentando levar o Delta pro box.
Update
Achei esse outro video do S. Motoyama tentando levar o Delta pro box.
Nenhum comentário:
Postar um comentário