Apesar de velho, o carro é bom, bem construído, bem mantido e pouco usado (scooter é o máximo pra andar na minha cidade). Um bibelô, praticamente.
Carros alemães velhos ou novos são sempre bons.
Eu prefiro os velhos, ainda projetados sem a preocupação quase paranóica com a emissão de poluentes, que andam mais, tem melhor power band e não foram tão submetidos aos nefastos departamentos de marketing dos fabricantes. São carros feitos por engenheiros, basicamente, que
Alá os resultados das duas visitas;
Níveis de emissão ridiculamente baixos. Melhores do que a maioria dos carros flex novos. Solta o ar puro da Schwartzwald pelo cano de escape.
O certificado da esquerda atesta a rejeição do carrinho alemão. Muito suspeita, essa vistoria.
Muito suspeita.
O vistoriador demorou muito tempo inspecionando visualmente o carro. Mexeu em tudo no cofre do motor. TUDO. Enquanto o cara fuçava no carro, três outros passaram pelo mesmo procedimento na baia ao lado. Como não ando de óculos o tempo todo, não vi direito onde o indigitado botou a mão.
Mas o carro foi aprovado no teste de emissões.
Só que não ligou outra vez depois de retirado o sensor de rotação e a sonda do cano de escape.
Não ligou MESMO.
Guincho, e direto para a oficina.
Lá constataram que a bomba de combustível tinha queimado, não sendo possível inferir o motivo. Mas a caixa de fusíveis esteve ao alcance do vistoriador e, como disse, não prestei atenção em todo o procedimento.
Um amigo engenheiro (competente, ótimo piloto, autoentusiasta de carteirinha, boa gente) confirmou ser possível provocar a queima da bomba de combustível, que é elétrica, a partir da caixa de fusíveis que fica no cofre do motor.
O cara usou lanterna pra inspecionar o cofre do motor do carro velho alemão.
LANTERNA!
Era de manhã e tava um sol radiante.
Afastou cabos, tubos e fios dos seus lugares.
Olhou feio pra mim por umas duas vezes.
Terrível!
Me entregaram um certificado que atesta que o carro emite ar mais puro que o dos alpes suiços e me pediram pra levar o carro até o local onde se inspeciona ruído.
Levar como?!? O motor não ligava!
"Funcionamento irregular do motor durante a inspeção de ruído"
QUE RUÍDO?!? O motor não ligava!
"VEÍCULO REJEITADO"
Calma. O guincho tá vindo, já
Corta a cena.
Outro dia.
Mesmo ponto de coleta de grana fácil vistoria, mesmo horário, mesmas condições atmosféricas, mesmo carro, mesmo combustível no tanque, mesmo dono. Tentei usar a mesma máquina e o mesmo vistoriador também.
Fechada, a máquina. Vistoriador de cara feia detectado no local. (o que usa lanterna em carros alemães antigos, pequenos, vermelhos e indefesos)
Máquina ao lado vazia. (oito, a primeira. Sete, a escolhida)
Carro entregue ao manobrista. Nenhuma recomendação especial ordenada de ambas as partes.
Menos de 5 minutos e... selo "doze" no parabrisas. Dispensado de verificação de ruído. (ah, sim. Mesmo silencioso - surdina pros gaúchos, mesmo catalisador, mesmo coletor de escape)
A empresa Controlar e a prefeitura da minha horrível e querida cidade (podia ser pior. Podia ser Mauá) têm sido questionados por bastante gente, incluindo o Ministério Público. Já fizeram diminuir o valor pago por cada vistoria, inclusive.
Agora vamos fazer barulho.
Carbon copy to meu advogado.
Maldito Controlar, vistoriadores conhecidos como SADIM (MIDAS ao contrário) ou MERDAS se vc preferir!!! Meu Jeep 1963 foi reprovado, perguntei pq, a resposta vc tem um vazamento de óleo na transmissão (depois de 1/2hora com um espelho embaixo do carro) minha resposta para o vistoriador foi que eu iria ter que devolver para fábrica pois não conheço JEEP no mundo (que tenha óleo na transmissão) e esta não tenha um "suor" de óleo. Solução encontrada, transferi todas minhas porcarias digo carros para o interior....
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirGostaria de convidar a todos que não concordam com a mafia do controlar e que desejam se mobilizar para acabar com essa pouca vergonha a participar também da comunidade no face http://www.facebook.com/groups/481500311873695/
como também a se unir a nós para amovimentação pretendida em oreganizar um abaixo assinado para acabar com essa bandalheira
Abraços
PAPA