segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Desbravando pista e carro novos

Brasileiro de modo geral tem bastante dinheiro. Tanto, que o automobilismo de competição se baseia em categorias onde correm carros sofisticados e caros como a GT Brasil onde se digladiam Lamborghinis, Ferraris e Corvettes, Stock Car, com seus chassis vestidos com bolhas de duas ou três marcas diferentes, Brasileiro de Marcas onde correm todos com o mesmo motor Berta feito na Argentina (bizarro, isso). Mesmo no restrito campeonato paulista, que abriga um campeonato onde correm carros antigos, a preparação de um, digamos Passat antigo não custa barato e o custo por prova também não é algo que torne o esporte acessível a praticantes de kart indoor, por exemplo.

Nesse cenário surgiu a idéia de reviver a antiga Formula Vê, que foi sucesso no fim dos anos 60 e no meio dos anos 70 no Brasil, e é até hoje no mundo todo, com campeonatos para carros modernos e vintage ultra disputados com carros baratos, bons de guiar e competitivos.

Ainda não vai ser agora que vou contar o começo de verdade da categoria, enquanto era criada a massa crítica de mentes pensantes em conversas nos boxes de interlagos.

Vamos direto ao produto final. O Formula Vee Brazil. Bastante gente já teve contato com o carro e inclusive já o testou ou mesmo corre, já.

Mas eu não.

E daí?

E daí que participei da criação da massa crítica inicial e do projeto do carro. Devo ter ainda em algum lugar alguns desenhos em CAD e cálculos do projeto.

Devo ter sido o segundo ou terceiro cara a ter sentado dentro do mockup feito de tubos de plástico montado na sala da casa da mãe de um dos projetistas do time inicial.

(O time de projetistas inicial foi substituído por outro mas isso não vem ao caso, mais)

E... ontem, andei com o carro pela primeira vez. E pela primeira vez andei na pista do ECPA em Piracicaba, que conhecia há muito tempo, desde que era de terra, mas nunca tinha andado.

Alá o on board, acho que do segundo stint (partes 1 e 2):


(Não tô achando a segunda parte. Depois eu arrumo isso)



5 comentários:

  1. Bela experiência hein!!! Para um "pai" vc tratou o "filho" com rédea curta, bela tocada!!
    O carro parece equilibrado e divertido de guiar, estou vendo alguém mais ocupando os grida da Vee neste ano....Será???

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  2. Er... acho que não. Já tô achando corrida uma coisa careta demais. Tem horário, cheio de regra... Melhor fazer uns free rides de vez em quando e, melhor de tudo, passando umas pecinhas outlaw.

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  3. Show!, realmente o buraco entre a terceira e quarta é irritante! Gostei do raiozinho saindo do seu capacete, parece um eletrocardiograma! Pena que não enquadrou as mãos.
    Vc é f*** na terceira volta já faz curva cravado de pé embaixo, não humilha, KCT!

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  4. Vc é f***, na terceira volta já fazendo a 90 à esquerda de pé cravado... não humilha, KCT!
    Na próxima enquadra as mãos pra gente ver as toureadas!
    Putz, coloca uma 3 1/2 nesse câmbio!

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    1. Agora eu entendo porque você não sai do ECPA. A gente não passa nem 4 segundos sem fazer uma intervenção no carro.

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