Já devem ter falado bastante desse carro até hoje. Eu também, mas não lembro. De todo modo, tem um texto decente sobre ele no excelente Autoentusiastas.
Mas isso é relevante: 1 - o Ricardo Divila tá enfronhado no projeto, uma vez que o carro usa um motor Nissan 1.600 cc, turbo, 2 - O comentário de um cara chamado Darren Cox, envolvido até a medula espinhal no projeto, já vale um post: "Se você não erra de vez em quando, não está se esforçando o suficiente. Veja a Audi em Le Mans no ano passado, um programa milionário, uma década de conhecimento e os melhores pilotos. Dois carros estavam fora da prova à meia-noite. Eles tinham três balas na pistola, nós temos uma. Basta um dentista alemão em um Porsche virando em cima de nós na hora errada e estamos fora da corrida. Essa é a beleza de Le Mans.", e, 3 - Ben Bowlby, funcionário da Ganassi (que inclusive compete na F Indy) e mentor do Delta Wing, acha que os regulamentos vigentes nas várias categorias de automobilismo são muito restritivos e tendem a tornar todos os carros de corrida muito parecidos.
Claro que a relevância do parágrafo anterior não está em ordem hierárquica. Importante, mesmo, é a observação do Mr. Bowlby, que coincide exatamente com a minha visão do automobilismo atual: a tendência é fazer campeonatos com pacotes técnicos tão chatos e engessados quanto os de campeonatos de kart indoor. Só tá faltando mesmo sortearem os carros e providenciarem um esquema de troca de carro durante o qualifying.
Mas... alá o carro andando:
Tirando demais detalhes técnicos, que estão no ótimo texto publicado no Autoentusiastas, esse carro tenta justificar outra vez a participação de fabricantes em corridas de carro: usa um motor derivado de carro de rua, pequeno e turbo comprimido, que aliás é o futuro para carros de rua.
Para termos desenvolvimento, é necessário quebrar paradigmas (ou "verdades absolutas"); para se quebrar paradigmas é necessário, num primeiro momento, sair da "zona de conforto" algo que, cada vez menos é possível, também por diversos fatores, mas o principal: medo de errar...
ResponderExcluir