sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Prueba en ruta

pH

Ninguém é obrigado a saber exatamente o que seja o pH. Mas é um índice pra classificar a acidez de uma solução aquosa.

O mar é uma solução aquosa. O cafezinho do coffe break também é. Tem soluções ácidas, neutras e básicas. Coca-cola, chá e suco de laranja são ácidos, por exemplo.

Mas tem um lago na África que é muito básico. Soda cáustica é uma substância básica. Faz isso com bichos:


Essa foto é de Nick Brandt e faz parte do livro Across the Ravaged Land.

Destreza e habilidade

Além do manual

Fotografar não é portar uma câmera legal, grandona e pesadona e saber pra que serve cada botão. É mais que isso. Eu arrisco dizer que pra fotografar nem precisa de câmera. Ou não vai precisar, num futuro próximo, quando a gente conseguir imprimir (e editar) imagens retidas na memória.

Já que por enquanto não podemos fazer isso, recomendo que se faça um bom curso, com gente experiente e que gosta de fotografar.

O brother Fabrico Chicca é experiente, gosta de fotografar e tem uma visão única das coisas. E montou um curso bem legal pra beginners.

Se você estiver no começo de março na Nova Zelândia, recomendo fortemente que o procure.

Alá:


O site do curso tá nesse link aqui.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Martelinho e formãozinho

~

Flavio Gomes garimpou o filme do escultor Carlo Wloch, que nas horas vagas faz esse... Trabant! 

Será que mando e-mail avisando que esculpir em clay é muito mais fácil?

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fuca Vermejo


Dica do William Rotea, que tem um fuca vermejo.

How to melt some tyres

A foto de fundo mudou. Não fui eu quem "bateu a chapa", claro, mesmo porque tô bem no meio dela. Não, não é o Alex Wurz que tá na moto sem carenagem. Sou eu mesmo, a caminho de derreter um par de Michelins.

Aliás, recomendo fortemente ir derreter pneus em Interlagos em vez de andar feito um míssil balístico em estradas abertas ao tráfego.

Organizam-se track day para motos com certa frequência. E o termo descreve fielmente o evento: tudo é muito organizado, desde a instalação de air fences em pontos estratégicos da pista até o escalonamento das baterias feito com base na habilidade dos participantes, passando pelo oferecimento de café da manhã (um mimo, isso, aliás).

Tive a oportunidade de vistoriar a pista junto com seu responsável e constatei que ela tem sido muito bem cuidada.

Ninguém entra na pista sem ser briefado por alguma pessoa competente e experiente. Neste trackday o Tite Simões assumiu esse importante papel, além de ter dado um curso (que eu filei, claro) para metade dos pilotos inscritos na bateria C. E tá aí um curso que todo mundo devia fazer: o SpeedMaster. Mesmo pilotando carros, karts e motos desde sempre, continuo aprendendo sobre a arte do domínio das motocicletas com o Tite.

Crédito: Fotografia Sampafotos

Update

Esqueci de botar uma GoPro na moto mas Eduardo Minhoca Zampieri andou também em Interlagos com uma Bandit 650 e gravou.

Alá:


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

TT

Esses caras nasceram em cima de motocicletas. Só pode...

Podem pular direto pra 3:42.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Curso Marazzi de Pilotagem




Fotos roubadas na página do Expedito Marazzi, no Facebook. Alguém deve estar botando essas fotos lá. Jamais o Expedito perderia tempo com isso. Se fosse pra matar um tempinho, era desse jeito:


This I like

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cafe racer

Texto obrigatório sobre motos montadas no estilo cafe racer você lê clicando aqui, no ótimo Garagem Cafe Racer do Douglas Studzinski.

Resumidamente:

Assim, sim

Assim, não

Invisíveis


Viram? Agora leiam a entrevista que tá nesse link aqui.


Fluídos

Se você não consegue enxergar carros de Formula 1 nesse video, parabéns. Está condenado a discutir pra sempre se Ayrton Senna era mesmo melhor que Nelson Piquet e Alain Prost e cantarolar o maldito e global tema da vitória.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Go Kart, GO!

Yamaha R6 600 cc, suspensões independentes na frente. Que tal?


Não tenho tido tempo de achar videos legais por causa da CG!. Então me aproveito do garimpo alheio. Esse foi do Fernando Ribeiro.

Dez quilos de prata

BMWs são carros caros. Caros porque bem engenheirados e bem produzidos. Quem já guiou sabe disso. E se a gente trocar alguns frisos e acabamentos por outros feitos a mão em prata?

Dá nisso:



Dica do Dr. Dercílio Loiola, que também gosta de BMWs.
  

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Peugeot!

Preciso de um desse urgente.



Mais info aqui. Não tem no Brasil, que eu saiba, o que é uma pena.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CG!

Já fazia um tempo que: a) eu não fazia muita coisa no projeto Honda CG 125 Cafe Racer, e, b) não achava algum profissional capacitado para adequar o cabeçote original ao motor de 145 cc. Pois é, agora conto com três motores para a pequena cafe racer. O de 145 cc, que era o principal, um de 125 cc e quatro marchas, usado como mockup e doador de peças e mais um de 125cc e cinco marchas, que está montado na moto, já. Mas isso não é assunto para agora.

Nessa foto aí embaixo tem dois cabeçotes. O da esquerda é o original da CG 125 e pertence ao motor de 145 cc. Só que está com o diâmetro original ainda (se não me engano, 56,5 mm) e não seria adequado montar o cilindro e pistão de 61 mm com ele. Depois de falar com vários preparadores e quase tentar uma técnica artesanal de retrabalho que poderia matar o cabeçote, e já quase desistindo do motor de 145 cc (tanto que já tem um de 125 cc instalado na moto. Mas esse assunto, já disse, não é para agora), tive a sorte de achar à venda o cabeçote da direta, que equipa originalmente sei lá que moto e é MUITO parecido com o da CG OHV. Encaixa perfeitamente no cilindro mas tem 63,5 mm de diâmetro e usa válvulas bem maiores que as originais da CG 125.


Mas seus dutos são muito ruins, ásperos e com imperfeições de fundição. Sem contar que são muito pequenos para o novo coletor de admissão. A área hachurada será removida e os dois dutos retrabalhados.


O coletor de admissão é quase plug & play no novo cabeçote, a não ser a inadequação do diâmetro interno.


Alá o carburador Koso: 


A moto já está em pé, com suspensões, pedaleiras, motor, semi-guidões e escape montados. Não fiz fotos dela nesse estágio.

Mas farei.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Preparação de cabeçote

Se você não se interessa por modificações em carros e motos, não perca seu tempo vendo esse video. Mas em linhas gerais o cara explica o que tem que ser feito na alma dos motores a combustão interna.

Interessante a observação dele sobre ser possível conseguir mais potência em motores antigos do que em motores modernos. Isso explica a legião de adoradores dos motores VW refrigerados a ar, dos VW refrigerados a água conhecidos como AP e dos GM de seis cilindros.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BMW!

No line up da BMW tem moto. Não precisava fazer isso com o Compact verde.

Juan Manuel Fangio

Garimpo do mestre Ricardo Divila. Apareceu no Facebook. E tem gente que não tem/não acredita esse tipo de comunicação instantânea...