quinta-feira, 30 de agosto de 2012

GTC 1982

Quase todo dia vejo Pumas. Os carros, claro, que os bichos são raros e não vivem em cidades. Quase nenhum Puma mais me chama a atenção salvo modelos mais raros e um ou outro que tenha algum atrativo especial.

Esse aqui tem:


Esse carro não foi modificado ao longo de seus 30 anos de vida. Tudo nele é original de fábrica, salvo pequenas exceções.

Uma das características impressionantes que ele ainda preserva, além de ser um match number (todos os números de todos os componentes batem com o da tarjeta metálica), é o fato de ainda ter gravado na bandeja do assoalho o número do chassis. Assoalho de chassis VW é um dos primeiros componentes a ser trocado depois de algum tempo de uso do carro por causa da corrosão. É. Puma, que é de fibra-de-vidro, também enferruja.


Aliás, isso consta do manual (a foto é do manual original do carro):


Fabricado em 1982, foi faturado nos primeiros dias de 1983 pela revenda Brasal, de Brasilia.


Ainda tem a capa do manual, o emblema colado no capô do motor e os carimbos das primeiras revisões. O legal é que o carro fez a primeira, aos 1.000 km rodados, aproximadamente 20 dias depois de ter sido entregue a seu dono. Achei interessante porque dificilmente ando mais de 3.000 km por ano com cada um dos meus.

Outro detalhe que me chamou a atenção foi o fato do assoalho ainda ter preservado o revestimento acústico original, que é uma manta asfaltica colada à chapa. Muito raro de se ver isso hoje em Puma ou em qualquer outro VW a ar da mesma época.


Puma e toca fitas TKR "cara preta" formam uma combinação bastante conhecida entre grupos de proprietários. Esse impressionante GTC tem um rádio Bosch Rio de Janeiro, que deve ter sido instalado na concessionária. Tem manual e tudo:

Bacana o aviso de rodizio. O dono desse carro é que nem eu: esquece disso.

Alá os detalhes que quase não se vê em Puma:

Bancos nunca restaurados.

O que tinha que estar escrito na tampa do filtro ainda tá lá.

Bulbo da pressão e temperatura do óleo. VDO, original, igual ao do Passat TS.