segunda-feira, 30 de junho de 2014

Roll Center & Shear Load

Podia ter procurado algum cara mais famoso que o argentino de Alta Gracia Enrique Scalabroni mas foi num video dele, explicando a aerodinâmica dos carros de Formula 1 de 2013, que eu tropecei. Pra mim, muito mais interessante, esse video, do que o Massacre da Serra Elétrica XXIV. Só que infelizmente tá cheio de gente que pilota (pilotar tá acima de dirigir) e só quer saber se o carro anda ou não.

Pobres infelizes...

Mas alá a análise lúcida do cara sobre a influência do roll center no consumo dos pneus dianteiros nos carros de 2013:


Que terrinha abençoada que é Alta Gracia, não? Oreste Berta tem seu "escritório" lá.

Um comentário:

  1. Vai de encontro a tudo que pensava sobre a F1 moderna, onde, em tese, a aerodinâmica prevalecia sobre a cinemática das supensões... Sim, faz todo sentido!!! Belíssima aula!

    ResponderExcluir