domingo, 29 de janeiro de 2012

Group B

Não é novidade que de vez em quando aproveito posts legais de outros blogs, portais e outros fornecedores de conteúdo. Não podia eu deixar de mencionar o excelente Autoentusiastas, onde o competente Juvenal Jorge escreve de vez em quando. Dessa vez o tema é uma categoria de rally que existiu por apenas 3 anos (ou quatro - não gosto de fazer conta). No meio dos anos 80 exitiam 3 categorias de rally: N, para carros de série apenas revistos no quesito da segurança, A, para carros mais modificados mas ainda assim bem próximos dos de produção e os monstros do grupo B. Sem limitação de espécie alguma, salvo a exigência da produção de um número mínimo de carros pelo período de 12 meses que não era especialmente grande. (As outras duas categorias também tinham por obrigação a produção de um número mínimo de carros, mas era bem grande).

Só para ilustrar, um Lancia Delta de rally virou em 1986 no Estoril, EM APENAS DUAS VOLTAS DADAS menos de dois segundos mais lento que o F1 pilotado por um tal de Ayrton Senna, que por acaso foi o pole dessa edição da corrida. Esse Lancia largaria na sexta posição se fosse possível. Rápido, não?

Detalhes (muitos), curiosidades e o ótimo texto do Juvenal Jorge podem devem ser vistos no link lá de cima. Mas tem um video legal de pouco mais de uma hora aqui, ó:


Ah, sim. Esses carros eram assim rápidos NA TERRA. E não tem arquibancada em rallies. Público e carros quase que se misturam. Quando não se misturam mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário