sexta-feira, 25 de maio de 2012

Puma & moda


Pumas sempre foram carros bonitos. Especialmente os que tinham motor VW a ar e fabricados entre 1976 e meados de 1980. Não por acaso, tenho um desses.

Por mim, é um design que não comporta modificações a menos que muito bem estudadas e executadas. Deixemos então o carrinho lindo no modo original de fábrica que a chance de errar é inexistente.

Mas sempre tem a moda do momento na questão da modificação de um carro que, em última análise, pode ser idêntico ao do vizinho.

Foi o caso do Puma da foto aí de cima, cedida pelo Felipe Nicoliello, dono do Puma Classic, referência em Pumas no mundo todo, quiçá no universo e além.

Esse GTE, provavelmente de 1977, está equipado com rodas de aro 13, provavelmente de 6 polegadas de largura na dianteira e 8 polegadas na traseira além de pneus Pirelli CN 36 na medida 175/70R13 na traseira (na frente provavelmente também - a foto não tem definição suficiente). Bem condizente com o que se fazia na época. Além do quê, o carro tem teto solar Karmann Webasto. Não sei por que mas algo me diz que ele tem toca-fitas TKR (o da cara preta), amplificador Tojo e tweeters Selenium, daqueles retangulares, também.

Diferente? Sim! 

Legal? Também!

Pegaria placa preta hoje? Não!

Basicamente por causa das rodas, vejam vocês...


5 comentários:

  1. Legal Irineu, mas muito exagerado (sobre mim).
    Os pneus eram mesmo os 185R x 13 (série 80), não existiam os 175/70R x 13. Os 175/70 SR x 13 começaram a vir no Gol LS de 1984 (antes eram 155). Como esse Puma tem teto Webasto, lançado em 1980, a foto só pode ser posterior, mas mesmo assim, os pneus 175 não conseguiriam cobrir a roda toda, ainda mais sendo série 70, pois com os 185 já ficavam no limite.

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  2. O exagero foi uma piada, só, mas não muito longe do alcance do Puma Classic. Sobre os pneus, ampliei a foto o suficiente pra constatar que os traseiros são Pirelli CN 36. Corrigido o texto, já. O que você alega sobre a medida deles não tá correto. Os Passat TS já vinham equipados com pneus 175/70R13 desde 1976 e passaram a ser "padrão" logo em seguida por gente que modificava carros. Eu mesmo tive um Passat LS 1976 com pneus Pirelli CN 36 175/70R13 em 1977. O teto Karmann Webasto foi mesmo oferecido a partir de 1980, o que não impede que proprietários o tenham instalado em carros fabricados antes disso e fotografado bem depois. Quanto aos pneus de 175 mm de banda não conseguirem cobrir a roda toda, também não confere. Dava trabalho mas tinha borracheiro que conseguia montar pneus até menores em rodas ainda maiores. Um amigo meu tinha um Corcel 1972 com rodas de 8 polegadas e pneus 155/80R13. Se achar foto do Cunha (era o nome do Corcel), te mostro.

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  3. Gosto muito dos pumas. Originais são bacanas, mas eu arriscaria algumas modificações, como rodas, alguma preparação, etc..

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  4. Preparação, sem dúvida que sim. Andar com um carrinho de 65 hp hoje é até inseguro. Mesmo que a Puma alegasse que tinha 70 e não 65 hp... Mas mudar rodas e outros detalhes externos, soy contra. A não ser que as mudanças sejam muito bem feitas. Só que o normal é encontrar um Puma bem alterado pra cada 100, mais ou menos...

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  5. Este Puma hoje estaria customizado no Estilo Velha Escola Brasil, ou seja Acessórios Old School Nacionais...

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