sábado, 22 de outubro de 2011

CG!

Apesar da ressaca monstruosa depois da festa de ontem, prosseguimos na modelagem da capa do tanque da CGFR (CG cafe racer). Tá quase pronto pra laminar a capa em fibra-de-vidro:


Olhando de cima ficou uma graça:


Clay é um material muito bom de se trabalhar. Quente, é facilmente moldável com os dedos. Frio, aceita bem ser trabalhado com lâminas de aço. Tentei usar espátula de nylon mas não deu certo. Praticamente qualquer ferramenta que se assemelhe a uma lâmina de aço, como faca, régua, estilete, colher ou o que for funciona bem pra modelar este material. Vai da imaginação de cada um obter o formato mais adequado pra fazer curvas e reentrâncias.

Por conta da modelagem do tanque atrasamos o alinhamento e jateamento do quadro e da balança traseira. Mas como não temos prazo (apesar de eu estar com MUITA vontade de andar com essa motocicletinha), não tem motivo pra preocupação.

E por falar em modelagem...


...essa foto dá idéia de como se aplica clay. É com o dedo mesmo. A gente vai preenchendo os espaços entre os pontos de referência e raspando o excesso com uma lâmina. É relativamente fácil fazer a metade espelhada do outro lado tendo pontos de referência. Quase não é necessária nenhuma medição.

O que escapa da minha visão, sempre focada no que estou fazendo, o Everton enxerga e já avisa onde devo tirar ou botar clay.



4 comentários:

  1. Ô Irineu, esse tal de "clay" é reutilizavel?
    Porque é caro pacas...
    Dá pra fazer molde de fundição pra aluminio, ou não resiste à temperatura?

    ResponderExcluir
  2. É reutilizável sim. Acabei de desmanchar o modelo (adoro peças one off. He he he...). Só que clay derrete a uns 70ºC. Não serve pra fundição de alumínio. Mas serve muito bem pra fazer o modelo da peça e depois revestir com gesso refratário. Conhece o método da cera perdida? Então, é quase a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  3. No caso do emblema DKW do FG, que metodo vc usou?

    ResponderExcluir
  4. Molde de borracha de silicone (tá comigo o molde. He he he...). Os emblemas foram feitos em resina de poliéster com carga de calcita. Faço até carrinhos de autorama na escala 1:32 com esse método. Qualquer hora posto a fabricação de um deles, mas com poucas fotos porque quando os fiz não tinha máquina decente.

    ResponderExcluir