quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Desbravando um F Vee

Sem conversinha, vamos logo à segunda parte. Ela vai até eu pedir arrego dando sinalzinho com o dedo de que ia entrar no box. Tava um puta calorão e... pilotar demanda considerável esforço físico e mental:


Claro que os comparsas L.G. e L.O. viram a primeira parte. Óbvio que os e-mails trocados entre a gente já estão gigantes, uma vez que gostamos muito de conversar sobre carros. Inda mais sobre esse, sobre o qual conversamos bastante quando ele ainda era apenas uma idéia e um monte de rabisco numa folha de papel.

Nenhum de nós desenha tão bem quanto a Tatiana mas existem sistemas CAD que traduzem em 3D exatamente o resultado das idéias e dos cálculos.

E... claro que a gente já tá pensando onde e como melhorar o já ótimo carrinho.

Só não sei direito ainda como aplicar o resultado disso.

Será que tenho que voltar a pilotar sem ser de brincadeira outra vez?

O dono do carro, o Sergio, fez várias anotações na minha time sheet. Apontou vários erros de pilotagem. E com razão, acho, já que fazia mais de 15 anos que não pilotava um carro de corrida. E nunca tinha andado na pista do ECPA.

Sobre os erros eu digo que foram pelo motivo de sempre: excesso de ímpeto. Sempre sofrí disso. A vida, essa linda, só tem sentido quando a gente tá com a bunda a poucos centímetros do asfalto quente e a orelha a dois palmos de um muro de concreto na saída de uma curva rápida.

(Não falei sobre tempo de volta e nem vou falar. Nem do meu tempo, nem no do Sergio - dono do carro e nem no do Mig - meu querido e veloz amigo)

4 comentários:

  1. Irineu... tempo de volta com um vídeo e um cronometro fica fácil né???? em tempo: tomou naba do gorducho???

    ResponderExcluir
  2. Irineu: Corrija-me se estiver enganado. Pelos vídeos, à princípio, o Fvee tende a ser um pouco dianteiro nas entradas de curvas, mas nada que um trabalho no acelerador corrija. Após, na saída, tende a ser mais traseiro. Pórem, pela pequena potência do motor, nada muito difícil de se controlar. Desta forma, em uma eventual corrida, carros em "condições iguais" tenderão sempre a andar juntos. It´s vero???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do regulamento ser bem rígido, o carro permite bastante "personalização" (pra usar um termo que você entende). Então dá pra moldá-lo ao seu estilo de guiar. Não que vá ficar rápido, porque tem o jeito certo de fazer isso. E carro em condição igual cê acha em campeonato artificial, como os de kart da Granja, Stock e Brasileiro de Marcas. F Vee é legal justamente porque tá todo mundo tateando ainda e procurando o acerto bão. E mais legal ainda porque não tem muita mágica que possa ser feita nos motores. Então qualquer preparador consegue fazer um motorzinho no mínimo bem razoável.

      Excluir