segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dicas do Tite

O Tite todo mundo conhece. É meu primo faz tempo. Mas... e daí? Bom, e daí que ele anda de moto desde sempre e não se arrebentou inteiro. Isso tem algum valor (especialmente pra gente que nem eu, que se estabacou sério algumas vezes de moto, quase indo encontrar o Criador antes do tempo).

Nesse link aqui tem um video de um tal de Gerson Campos. Não concordo muito com esse tipo de apresentação que ele faz de motos. Não interessa muito saber potência máxima, torque máximo e outros dados de ficha técnica publicada por fabricantes. Interessa MESMO é saber qual é a extensão do power band do motor, se tem surto de entrega de potência à lá motor 2T preparado, se o escalonamento das marchas é legal e adequado, se o projeto e geometria do chassis tornaram o handling da moto (ou carro) bacana, se a distribuição de peso é boa a ponto de não mudar muito a (boa) atitude de inserção em curva com uma eventual variação do grip, und so weiter.

(Mas eu tô mal acostumado porque vivo cercado de autoentusiastas que realmente gostam de se aprofundar no tema e perdem horas e horas falando sobre isso comigo.)

Lá pelos dois minutos começa a participação do Tite. Sempre precisa e útil (ele anda de moto faz mais de 40 anos e nunca se estabacou. Ah, sim: vice-campeão brasileiro de 125cc de competição, ele é).

Coincidentemente a eu acreditar e fazer tudo que ele diz, parei de cair feito jaca madura e parei de me machucar tanto.

E... vá lá. Jabá pro ótimo curso de pilotagem do Tite: www.speedmaster.com.br