terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quase rat

Tomei uma dura por causa desse post aqui. Ameacei contar a história do carro. Agora eu conto.

He he he...

O marido da Roberta (também conhecido por Fabrice) tem um Puma GTS branco. Tinha feito o motor a não muito tempo quando os conheci (carro, Roberta e marido, tudo de uma vez só).

Mas ainda falhavam dois cilindros, insistentemente.

"Onde eu levo essa porra?"

Sempre trazem Puma em casa pra eu regular e sempre perguntam onde levar os carrinhos lindos pra ajustar ou fazer andar mais. Sempre indico a mesma oficina, de gente que ainda gosta de trabalhar com motor VW refrigerado a ar e faz isso pra carros de rua e de corrida indistintamente.

Muito bem, por sinal.

O motor do meu GTE tem a griffe dessa oficina.

"Ah, leva no Tio do Bigode"

Uns dois meses depois ficou pronto. O marido da Roberta foi buscar o GTS branco.

Primeira parada, minha casa.

O cara tava pálido primeiro por causa da conta, que foi bem salgada. Segundo porque o motor tava com um barulho esquisito, apesar de estar funcionando com os quatro cilindros outra vez.

"Deixa eu andar com o carro"

PQP! Quéisso?!? 6.500 rpm ASSIM FÁCIL?? 


Mantive a fleugma.

"Hum... Fazemos o seguinte: cê leva meu Puma, eu fico com esse e eu assumo a conta da oficina. Temos um acordo?"

O marido da Roberta começou a desconfiar de tudo: do Tio do Bigode, de mim e do carro. Como sou basicamente honesto, expliquei que aquele motor era (é, ainda) especial. Meu bundômetro calibrado apontou para uns 15 ou 16 kgfm na escala do dinamômetro. Fazendo conta e sacando que a potência máxima tava na casa das 5.600 rpm, não era absurdo falar em 85 hp. É muito para um motor VW a ar de 1600 cc e usando ainda a dupla carburação Solex 32 que vem no carro, que originalmente tem 65 hp.

Um ótimo trabalho, fez o Tio do Bigode. Ótimo.

O barulho esquisito era apenas o resultado do comando de válvulas com um puta lift e boa permanência sugando ar pelos venturis bem grandes instalados nos pequenos Solex 32.

He he he...

Como grita, esse motorzinho!

Alá ele, com o Monxtro dentro:

Foto repetida. Não achei outra. Sorry.

Ah, sim. Os dois cilindros falhavam porque os cabos de vela estavam soltos. Não tinha nada de errado com o motorzinho recém retificado.

He he he...