sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Zero grip

Filmete roubado do blog do Flavio Gomes (mas ele também surrupia filmes que eu sei).

Alá:


Mas o assunto é grip. O grip! Que é o que a gente procura quando tá pilotando. Onde é que tá o maldito grip.

Tem que enxergar bem pra achar o grip. E ter bundômetro calibrado, claro, além de bom cronômetro que marque trechos da pista, a volta completa, a melhor volta so far und so weiter. Só que achar a linha certa pra botar o carro (kart, moto) e ficar nela volta após volta não é assim tão intuitivo. Claro que quando a condição climática não muda, é até fácil. Mas e quando começa a chover durante a practice ou race? E quando começa a secar?

Sempre tive dificuldade com isso. Não sou dos primeiros a achar onde tá o grip quando muda radicalmente a condição. Depende de sorte, também. Da sorte de ter secado onde cê imaginou que ia secar na volta seguinte, depois de sei lá quantos carros (karts, motos) terem passado e ter ventado e sei lá mais o quê.

Se a gente anda um pouco abaixo do que pode para uma dada condição, toma ultrapassagem. Seguro que sim. E se anda acima do que pode, não completa a trajetória ideal podendo até estampar algum obstáculo.

Mas... e o video roubado?

Bom, foi só o mote pro post dispensável sobre a caça ao grip. Porque nessa condição não tem o que fazer a não ser se divertir. Dá pra ver que além do cara usar pneus de chuva, ainda estavam esculpidos pra ter mais tração na neve fofa. Mas nem isso adianta muito porque não tem onde se agarrar. Os pneus, quero dizer.

O melhor, do meu ponto de vista genérico, é fazer o traçado de seco mesmo e não exagerar no ângulo de deriva da traseira do carro (kart. Moto é chão se escorregar, pelo menos pra quem tem só duas bolas).

6 comentários:

  1. Granja Viana, Au Rouge na chuva da para fazer flat... so tem que rezar. Pelo menos dava para fazer quando so usavam pneus traseiros... O grip ta no limite do deus do ceu com puta que pariu me fudi!!! ai vc encontra o grip e termina a danada.

    ResponderExcluir
  2. Seco é bom, molhado é difícil meio termo é foda!!!
    Tem que contar com a sorte o tempo todo, arriscar um pouco e ver o que acontece, no molhado tbm porque as vezes aumenta a chuva vc não percebe no calor da batalha e qdo vai ver .....já era.
    Eu gosto do desafio, mas dependendo do trecho it realy requires more than two balls.....

    ResponderExcluir
  3. Hum! Comentários de dois especialistas em chão molhado. Como era de se esperar, nenhuma info reveladora. Mas tudo bem que eu também não daria. Ou, como sempre digo, "assim que terminar a corrida te falo onde tá dando grip". He he he...

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente acho que o mais importante em qualquer condição é o nível de interação e/ou conexão do driver com o carro; rápido não é aquele que faz o que quer com o carro e sim o que entende o que o carro quer fazer e usa isso a seu favor. Acredito que, aliando este fato (interação homem/máquina), com mente aberta (romper paradigmas) e bom senso (lógico...), é possível andar rápido em condições normais ou adversas. Claro que não é tão simples assim, pois tudo isso exige muita "hora de vôo" e todo aquele papo sobre bolas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm.... L.O., isso é assunto para várias horas de conversa (e vários litros de chopp, no meu caso). Tem gente que consegue manejar el coche desses dois jeitos que você menciona: "lendo" o carro e "ensinando" o carro (se é que me entende). O primeiro caso é aplicável na fase de acerto, tanto do coche como do piloto. O segundo é quando tem-se que extrair tudo. Se faltar o que extrair, a criatividade entra em cena. Particularmente, acredito que pode-se usar a criatividade desde o início da freada até o apex. Daí em diante a Física é cruel e cobra caro por qualquer deslize (duplo sentido proposital).

      Excluir
  5. Esse cara é um frutinha.... nem tá de slick !

    Pilotar na neve é isso aí: http://www.youtube.com/watch?v=E_l78_Mh_5U&feature=related hehehehe....

    ResponderExcluir